block

O Agito Brasil está presente em 83 cidades no Brasil. Confira!

Curta a página do Agito São Pedro no facebook - Agito Charqueada

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Curta a página do Agito São Pedro no facebook

Siga também o Agito São Pedro no Twitter


Curta a página do Agito São Pedro no Facebook: Clique aqui

Siga o Agito São Pedro no Twitter: Clique aqui

por Fernando Guerreiro

Desde há algum tempo a esta parte que as redes sociais entraram no dia-a-dia dos utilizadores da Internet. O Facebook é a rede social mais famosa no Mundo, é a que tem mais utilizadores registados, mas é também a mais complexa. A utilização do Facebook encerra por vezes algumas questões que não são muito claras no que toca à sua utilização. A questão que surge com mais frequência é: qual a da diferença entre um perfil e uma página de fãs.

Perfil
Quando nos registamos pela primeira vez no Facebook, estamos a criar um perfil pessoal. É nossa conta. É com ela que podemos procurar amigos, junta-los à nossa rede de contactos, publicar imagens, textos e vídeos, partilhado-os com os nossos amigos. Ao adicionarmos alguém como amigo, estamos automaticamente a partilhar com essa pessoa as nossas informações pessoais e tudo o que publicamos no nosso perfil, o mesmo acontecendo com o que os amigos da nossa rede publicam nos seus perfis. Com uma conta pessoal, um perfil, podemos enviar mensagens privadas aos nossos amigos, a um ou a vários ao mesmo tempo.

Apenas é possível possuir uma conta Facebook. Isto acontece para manter a identidade dos utilizadores, tal como na vida real, apenas nos é possível existir uma vez por cada vida.

Uma nota importante acerca do perfil, e que muitas vezes é ignorada, é que num perfil não é permitido fazer publicidade a produtos que sejam pagos. Para isso existem as páginas, que veremos de seguida.

Página de fãs

Uma página de fãs tem propósitos de utilização mais profissional, serve para a divulgação de artistas, profissionais ou empresas. As empresas estão a utilizar cada vez mais este tipo de página para divulgar os seus produtos e serviços, e sobretudo, para criar uma rede de contactos, os quais sabe que têm um particular interesse na empresa. Ao contrário de um perfil, onde apenas podem aceder os amigos, uma página de fãs está disponível a todos.

Ao ser criada uma página de fãs no Facebook, o criador da mesma passa a ser automática mente o seu administrador, podendo, a partir daí, convidar os seus amigos ou fãs da página, para que também eles possam administrar o conteúdo da página.

Algumas características diferenciadoras das páginas de fãs, dos perfis:
As páginas de fãs podem ser indexadas pelos motores de busca;

É possível criar uma landing page, com conteúdos personalizados. Esta landing page é adicionada num separador da página de fãs, o qual é o primeiro a ser mostrado aos visitantes do perfil sempre que entram na página;

Podem ser configuradas as páginas que bem se entender, não existe limite;

É possível obter dados estatísticos sobre as visitas e participação dos fãs nos temas abordados na página. Todas as semanas é enviado um e-mail para o adminstrador da página com dados estatísticos sobre a actividade da página: número de interacções, entradas e saídas de fãs, feedback aos conteúdos inseridos;

Todos os utilizadores que queiram ser fãs de uma página, podem sê-lo sem que para isso exista necessidade do administrador da página tenha de dar permissão. No entanto, é possível aos administradores remover fãs.

Grupos
Para além de páginas de fãs e de perfis, existe ainda a possibilidade de criar grupos. Os grupos são destinados a pessoas que partilham um determinado gosto, como por exemplo uma banda de música, um filme, um clube desportivo, etc., sem no entanto serem os responsáveis ou representantes legais dessa mesma instituição, marca ou produto.

Os grupos permitem uma troca de informação e partilha de opiniões de forma muito semelhante a um fórum. A forma de convidar pessoas é diferente das páginas de fãs, enquanto estas só permitem o envio de convites individuais, um por um, no caso dos grupos é possível enviar convites de forma massiva. Os grupos são indicados para a realização de acções de marketing viral, sendo que cada um dos participantes no grupo pode também ele enviar convites de forma massiva para os seus amigos.

Perfil versus Página versus Grupo


Características Perfil Facebook Página Facebook Grupo Facebook
URL amigável Sim Sim Não
Fórum de discussão Sim Sim Sim
Aplicações Sim Sim Não
Estatísticas Não Sim Não
Partilhas de vídeos, fotos e imagens Sim Sim Sim
Criação e partilha de eventos Sim Sim Sim
Promoção através de Facebook ads Não Sim Não
Landing Pages Não Sim Não
Múltiplas páginas Não Sim Sim
 

Como conclusão, podemos afirmar o seguinte: os perfis devem de ser utilizados para fins pessoais, ou seja, para indivíduos e não para empresas ou marcas, não podendo ter de forma alguma um cariz comercial; as páginas de fãs são as indicadas para figuras públicas, empresas ou marcas e servem para a criação de uma relação duradoura entre marcas e consumidores; por fim, os grupos servem para situações onde se deseja atrair a atenção de forma bastante rápida para eventos ou temas de curta duração temporal, como por exemplos campanhas de marketing viral.


Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.

_